ENEM

Ao longo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), merecendo destacar que, desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil.

Destacamos abaixo algumas dessas funções que agregaram grande relevância ao exame nos últimos anos.

Materiais ENEM

Matriz de Referência, o que é TRI?
Técnicas de Redação;
Provas Anteriores;
Estatísticas de ENEM;
Apostilas e Materiais de professores parceiros.

Exercícios ENEM Física

Exercícios separados por conteúdos: Mecânica (Cinemática, Dinâmica);
Termologia;
Ondulatória (Óptica, Acústica);
Eletricidade;
Magnetismo.

Exercícios ENEM Matemática (Em breve)

Exercícios separados por conteúdos: Aritmética;
Geometria;
Álgebra;
Probabilidade e Estatística;
Matemática Financeira.

SIMULADOR SISU

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Notas atualizados do SISU 2019

Veja imagens ao lado...

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Estatística de Conteúdos mais cobrados no ENEM

O material adiante foi extraído do site APP Prova. Para acessar, basta clicar na setinha ao lado do nome da disciplina!

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H14: Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

H17: Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

H10: Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.

H15: Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

H09: Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.

H16: Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H20: Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.

H21: Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

H01: Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

H05: Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H23: Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H24: Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.

H25: Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais,econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.

H08: Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais,energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

H18: Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.

H19: Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.

H26: Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.

- Matemática e suas Tecnologias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H8: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

H3: Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

H09: Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

H24: Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

H21: Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

H25: Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

H28: Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H01: Interpretar historicamente e (ou) geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
 
H12: Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
 
H23: Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
 
H04: Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
 
H11: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H30: avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

H28: relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

H06: interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

H27: Analisar de maneira crítica as Interações da sociedade com o Meio físico, levando em consideração aspectos Históricos e (ou) geográficos.

H16: Identificar registros sobre o Papel das técnicas e Tecnologias na organização Do trabalho e (ou) da vida social.

H18: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócioespaciais.

H26: Identificar em fontes diversas o  processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

 
Crédito: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H11: Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.

H14: Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.

H15: Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

H01: interpretar historicamente e (ou) geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H08: Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

H13: Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H01: interpretar historicamente e (ou) geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.

H03: Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos

H05: Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

H10: Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos Sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

H12: Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

H13: Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.

 

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H13: Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

H12: Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.

H14: Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

H16: Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

 
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H10: Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades cinestésicas.

H9: Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

H11: Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

H14: Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

H13: Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

 
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.

H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H5Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

H6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

H8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.

 
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

H26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

H23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

H25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

 
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

H15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

H17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes
no patrimônio literário nacional.

H18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

H22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

H1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.

 
Créditos: APP Prova

As habilidades mais cobradas são:

H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

H30 – Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

H4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

H1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.